Início América do Sul Brasil As 5 cidades Históricas do Brasil que você precisa conhecer!

As 5 cidades Históricas do Brasil que você precisa conhecer!

0
213

Paraty e Petrópolis integram ranking das cidades históricas do Brasil mais recomendadas pelos viajantes da Booking.com. Confira a lista das cidades históricas do Brasil que você não pode deixar de conhecer!

Cidades históricas do Brasil - foto Marcelo Isola
Cidades históricas do Brasil – foto Marcelo Isola

Quais são as cidades históricas do Brasil que você deve conhecer?

Quais cidades históricas do Brasil mais recomendadas pelos viajantes? A Booking.com fez um levantamento de dados para descobrir quais cidades históricas brasileiras são mais recomendadas por viajantes do país para uma viagem.

O Brasil é um país com dimensões continentais e, para os viajantes, isso significa que há uma infinidade de lugares a serem conhecidos, cada qual com sua própria cultura, biodiversidade, expressões e modos de vida. Há aqueles que prefiram destinos de natureza, para explorar a rica fauna e flora brasileiras, seja pertinho do mar ou no meio do mato. Grandes cidades, com seus arranha-céus e rotina apressada, conquistam outros. E, ainda, existem os interessados em cidades históricas, que preservam costumes de outras épocas, mostrados na arquitetura de seus edifícios, no sabor da gastronomia e na cultura daquela população.

Uma pesquisa da Booking.com revelou que uma motivação importante para viajar para 77%* dos brasileiros é visitar lugares históricos (15 pontos percentuais acima da média global). Pensando nisso, a plataforma fez um levantamento de dados** para descobrir quais cidades históricas do Brasil são mais recomendadas por viajantes do país, na Booking.com, para uma viagem.

Paraty – Rio de Janeiro

Não há um consenso sobre quando a charmosa cidade de Paraty foi fundada, mas sabe-se que, no início do século XVII, já havia uma população significativa no local.

Paraty - foto Marcelo Isola
Paraty – foto Marcelo Isola

Paraty se tornou uma cidade portuária muito importante, dado que fazia parte do Caminho do Ouro, uma estrada construída entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para o transporte de ouro e outras mercadorias. Ainda hoje, é possível trilhar o Caminho e conhecer mais sobre uma parte importante da história do Brasil colonial. Paraty passou por altos e baixos ao longo dos séculos. No século XIX, alcançou um novo momento de glória, com a economia do café, da cachaça e derivados de cana, com centenas de engenhos. Quem visita a cidade encontra um centro histórico bem preservado, com lindos casarões e igrejas seculares, além de uma agenda de festivais culturais e, claro, as praias.

Pousada do Sandi - foto divulgação

Onde ficar em Paraty: Se você quer uma boa dica de onde ficar em Paraty, o Sandi Hotel é uma excelente opção. O hotel fica localizado bem no Centro Histórico de Paraty, é super charmoso e mistura o moderno com o estilo colonial.

Salvador – Bahia

Não há dúvidas sobre o motivo de Salvador da Bahia ser uma das cidades históricas do Brasil mais recomendadas pelos viajantes, afinal, a história da cidade se confunde com a do país, tendo sido sua primeira capital.

Salvador - foto Pixabay
Salvador – Bahia – foto Pixabay

Para quem quer explorar seu patrimônio, há muito o que ver e fazer, com milhares de edifícios erguidos do século XVIII em diante. O centro histórico de Salvador vale a visita, com suas igrejas centenárias, como a Igreja de São Francisco, prédios de arquitetura colonial, o Largo do Pelourinho e o Elevador Lacerda. Motivos para conhecer Salvador não faltam: é uma cidade que vibra em seu ritmo próprio, com suas festas e manifestações artísticas e culturais e um dos carnavais mais famosos do mundo, além de uma gastronomia de dar água na boca, que passa do acarajé e do vatapá até a moqueca e o bobó de camarão.

escolha aqui o seu hotel em salvador

Onde ficar em Salvador: Salvador tem excelentes opções de hospedagens, como o Wish Hotel da Bahia, o Hotel Deville Prime Salvador, o Aram Yamí Boutique Hotel, o Zank by Toque Hotel, o Hotel Fasano Salvador e o Fera Palace Hotel, entre outros.

Petrópolis, Rio de Janeiro

Petrópolis faz parte do Caminho Novo da Estrada Real, que foi aberto depois do Caminho do Ouro, para ligar de forma mais segura Ouro Preto ao porto do Rio de Janeiro.

Petrópolis - imagem 
 de Adriano Gadini por Pixabay
Petrópolis – imagem de Adriano Gadini por Pixabay

O destino também é parte importante da história do Brasil, dado que passou a existir por cair nas graças do Imperador D. Pedro I, que gostou muito do clima local e comprou uma fazenda na região, posteriormente passada para o filho, Dom Pedro II, após a sua morte. Ali, ele construiu seu palácio de veraneio, cuja construção foi finalizada em 1862 e onde está atualmente o Museu Imperial. De terça a domingo, é possível visitar o palácio, os jardins e seu acervo, com aproximadamente 300 mil itens da época, e passar pela lojinha para levar um souvenir exclusivo para casa. Uma boa pedida é fazer um passeio pelo centro histórico da cidade, com seus prédios e monumentos preservados.

Onde ficar em Petrópolis: Para uma hospedagem em Petrópolis, a cidade oferece excelentes opções como a Casa Marambaia Hotel e o Hotel Granja Brasil.

Ouro Preto – Minas Gerais

Com origem que remonta ao final do século XVII, a cidade de Ouro Preto ganhou este nome após a Independência do Brasil, quando passou a ser a capital da província de Minas Gerais, título que manteve até o final do século XIX.

Ouro Preto - foto Marcelo Isola
Ouro Preto – foto Marcelo Isola

Ouro Preto tem grande importância histórica para o país, por ter sido um local central na época da Corrida do Ouro, com a extração do metal e pedras preciosas na região. Nos dias atuais, quem viaja ao destino, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, encontra ruas de pedra, casarões coloniais, obras de arte de renomados artistas mineiros, edifícios tombados, igrejas centenárias, museus, entre muitos outros atrativos. Para quem quer se aprofundar na história da cidade, é possível, inclusive, visitar minas de metais preciosos desativadas.

Onde ficar em Ouro Preto: Uma dica de acomodação em Ouro Preto é a Pousada do Mondego. Localizada a 30 metros da Praça Tiradentes, a pousada faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme. Situada em um prédio colonial do século XVII, a Pousada do Mondego fica a uma curta caminhada de alguns pontos de interesse, como a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu da Inconfidência.

Tiradentes – Minas Gerais

A fundação de Tiradentes ocorreu no início do século XVIII e sua história também está ligada ao Ciclo do Ouro. Recebeu seu nome atual após a Proclamação da República, em homenagem a um dos líderes da Inconfidência Mineira. Com seu conjunto arquitetônico tombado, é possível reconhecer a arquitetura de época nos edifícios, igrejas e ruas de pedra do centro histórico.

Tiradentes - foto Marcelo Isola
Tiradentes – foto Marcelo Isola

Tiradentes é um destino tranquilo e simpático de serra, que oferece festivais culturais, uma deliciosa gastronomia mineira, boas opções de hospedagem, museus, artesanato e até um passeio de maria-fumaça, que liga a cidade à São João del Rei.

Solar da Ponte - Tiradentes - foto Marcelo Isola
Solar da Ponte – Tiradentes – foto Marcelo Isola

Onde ficar em Tiradentes: Uma boa dica para quem quer conhecer Tiradentes é escolher um hotel no Centro Histórico, o que permite conhecer os principais atrativos da cidade a pé. Entre uma das melhores opções de hotéis em Tiradentes está o Solar da Ponte. O hotel está instalado num imponente casarão colonial que reúne charme, elegância e requinte em todos os ambientes.

Sobre a Booking.com:

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 mercados. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter 18 anos ou mais, terem viajado pelo menos uma vez a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2022.

**Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros para cidades históricas do Brasil.

Gostou das dicas das cidades históricas do Brasil? Então siga o nosso Instagram e receba dicas de Viagens Bacanas!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × 5 =