Restaurante Cozinha do Parador – Parador Lumiar

5
4747

O Restaurante Cozinha do Parador é o restaurante da charmosa pousada Parador Lumiar. Localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o Parador Lumiar está a apenas 160 Km de distância da cidade do Rio de Janeiro, e a 5 Km de Lumiar, distrito do município de Nova Friburgo.

Experimente as Delícias do Restaurante Cozinha do Parador

Restaurante do Parador Lumiar - Viagens Bacanas

Circundado por uma exuberante natureza, montanhas, lago, e riachos de águas cristalinas, a 850 metros de altitude, o Parador Lumiar é um convite ao descanso e ao bem estar. E é nesse pequeno oásis que encontra-se o Restaurante Cozinha do Parador. Aberto ao público, o restaurante costuma receber clientes fiéis vindos do Rio de Janeiro e de São Paulo, além daqueles hospedados nos arredores.

Um refúgio na região serrana do estado do Rio de Janeiro!

Os proprietários do Parador Lumiar, Marcelo e Marielza Fontes, prezam por todos os detalhes e mimam os seus hóspedes para que se sintam acolhidos durante toda a sua estadia. Mas não é do hotel em si que iremos falar nesse post, mas sim da estupenda gastronomia do restaurante do Parador Lumiar, o Cozinha do Parador.

Parador Lumiar
Parador Lumiar

Faça a sua reserva no Parador Lumiar com a Booking.com

Restaurante Cozinha do Parador

Localizado na construção principal do hotel, o restaurante Cozinha do Parador tem vista panorâmica para a serra. Mas mais do que a vista, o restaurante é simplesmente um dos melhores do estado do Rio de Janeiro, sendo eleito, inclusive, como o melhor da serra fluminense na edição Veja Rio Comer & Beber Especial 2017/2018.

Quem comanda o restaurante Cozinha do Parador, desde 2006, é o chef Isaías Neries, pupilo da chef Flávia Quaresma. Isaías foi sous-chef de Flavia Quaresma no Carême Bistrô.

Chef Isaias Neries - Credito Rodrigo Azevedo
Isaias Neries Chef de cozinha do Cozinha do Parador – Credito Rodrigo Azevedo

Sobre o Chef Isaías Neries

Baiano e muito querido entre os chefs, Isaías Neries é uma referência em profissionalismo e competência. De estilo intuitivo e autêntico, com influências contemporâneas, o chef Isaias Neries cria combinações surpreendentes com ingredientes frescos, muitos deles colhidos da imensa horta orgânica do próprio hotel. São receitas inovadoras, saudáveis e, acima de tudo, deliciosas.


Palavras do Chef Isaías Neries: “A cozinha do Parador tem diversas influências contemporâneas, mas o sabor é aquele de comidinha do interior, de casa. Gosto de trabalhar com ingredientes frescos, que tornam a comida mais leve, e adoro cuidar da apresentação dos pratos com flores para decorar. A cozinha do Parador tem o sabor da roça com a modernidade da cidade grande.”

A Horta do Parador Lumiar

Paixão do chef e da proprietária do hotel, Marielza Fontes, as verduras e legumes são cultivados na imensa horta orgânica do hotel. A horta, com mais de cem variedades, produz verduras, legumes, ervas, flores comestíveis e frutas.

Horta Orgânica do Parador Lumiar - Foto Credito Rodrigo Azevedo
Horta Orgânica do Parador Lumiar – Foto Credito Rodrigo Azevedo

Além dessa horta, uma outra horta, em frente ao restaurante, é dedicada aos temperos e ervas medicinais, como alecrim, alfazema, camomila, canfora, capim limão, cebolete, cúrcuma, erva cidreira, erva-doce, hortelã, manjericão, menta, orégano, tomilho, entre outras.

Horta orgânica do Parador Lumiar - Viagens Bacanas

O cardápio do Cozinha do Parador

O cardápio é farto em saladas preparadas com hortaliças e folhas frescas da horta, como alfaces, radicchio, agrião-da-terra, lolo rosso, e chicória. Primando sempre pelo frescor dos alimentos, o chef Isaias desenvolve menus sazonais, tendo em vista o que a horta produz em cada época do ano.

Saladas do Cozinha do Parador - Fotos Credito Rodrigo Azevedo
Saladas do Cozinha do Parador – Fotos Credito Rodrigo Azevedo

Além das coloridas e deliciosas saladas, Isaias também é fã das massas frescas, incluindo no cardápio receitas próprias como os nhoques e ravioles de sabor único. Suas produções costumam ser enfeitadas com flores comestíveis, como as do brócolis, do manjericão, e da amora, proporcionando um colorido ainda mais bonito aos pratos.


Salada do Parador Lumiar - Foto Credito Rodrigo Azevedo
Salada do Parador Lumiar – Foto Credito Rodrigo Azevedo

Outra especialidade da casa é o prato batizado de “Da roça”, com carne seca desfiada com cebola na manteiga de garrafa, arroz, farofa, aipim e banana frita, couve finamente cortada e feijão servido em charmosas cumbuquinhas. Confira o Cardápio do Parador Lumiar.

A Feijoada do Parador Lumiar

Uma das refeições favoritas dos hóspedes é a famosa Feijoada do Parador Lumiar. Servida aos sábados na hora do almoço, atrai visitantes de todo o estado.

Feijoada do Parador Lumiar Foto Credito Selmy Yasuda
Feijoada do Parador Lumiar – Foto Credito Selmy Yasuda

Montada em fogão à lenha, a feijoada do Parador consegue a proeza de ser completa e, ao mesmo tempo, leve. Inclui uma variedade de carnes como carne seca, costela de porco, defumados, língua, lombo de pernil, bacon, paio e linguiça portuguesa. Como acompanhamento, deliciosas opções como aipim frito, couve, folhas, saladas de grãos, banana frita, e torresmo. A feijoada inclui ainda pelo menos quatro opções de doces caseiros, como compota de carambola, doce de casca de limão galego, doce de leite, de figo, goiabada e pudim de claras.

Dica Bacana: Para garantir a sua mesa e conforto, faça uma reserva pelo telefone no próprio dia ou, se possível, com uma maior antecedência, especialmente para a Feijoada aos sábados.

reserve e deliece-se no parador lumiar

Doces e Sobremesas Caseiras

Os doces não poderiam ficar de fora desse festival de experiências gastronômicas.

Doce do Parador Lumiar - Viagens Bacanas

O doce de leite, de textura única e inigualável, é perfeito para acompanhar os queijos da região. Além dele, doce de abóbora com coco, doce de casca de limão galego, doce de figo, compota de carambola, pudim de claras, e outras tantas perdições finalizam com perfeição a refeição. São produzidos também na própria cozinha do hotel as geleias de frutas, bolos e pães de queijo servidos no café da manhã.


O Café da Manhã do Parador Lumiar

O café da manhã também é um festival de delícias.

Café da manhã no Parador Lumiar - Viagens Bacanas

Para o café da manhã são cuidadosamente produzidos bolos fresquinhos, pães de queijo quentinhos, geleias de frutas variadas, além de sucos e frutas frescas. Tudo perfeito para começar o dia com muito sabor e disposição.

O Jantar no Parador Lumiar

O jantar no Restaurante Cozinha do Parador também é uma delícia! O clima fresco da serra é um convite à uma gostosa refeição e à um bom vinho.

Fondue no Parador Lumiar - Viagens Bacanas

Entre várias opções, uma que chama a atenção é o saboroso Fondue de Brie. É lamber a panela! Além do Fondue de Brie, você também pode optar pelo Fondue de Gorgonzola, o de carne, e o de doce de leite para finalizar a orgia gastronômica.

A Adega do Parador Lumiar

Adega do Parador Lumiar - Viagens Bacanas

Faça a sua reserva no Parador Lumiar com a Booking.com

A simpática adega do Parador Lumiar, toda em pedra, tem capacidade para abrigar até 450 garrafas. Na carta, vinhos chilenos, franceses, portugueses, espanhóis, americanos, e até da África do Sul. Peça a ajuda do chef Isaias para harmonizar a sua refeição.

Informações e Reservas:

O Parador Lumiar está aberto para hospedagens todos os dias. Você pode fazer a sua reserva diretamente com o hotel ou através da Booking.com: Parador Lumiar com a Booking.com Faça a sua reserva com antecedência!

banner rentcars aluguel de carro

Alugue um carro para chegar ao Parador Lumiar

Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

5 COMENTÁRIOS

  1. Nossa… adorei essa super dica! Já fiquei com muita vontade de conhecer esse restaurante. O lugar é incrível! Parabéns pelo post. Bjs

  2. Faz tempo que não vou pra região serrana do Rio, mas já vou anotar essa dica (também, né? depois de ler sobre essa comida e sobre a horta fica difícil não querer ir!) 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui