O que levar para os Lençóis Maranhenses?

0
9256

Lençóis Maranhenses é um destino único. Você nunca vai ver nada igual em toda a sua vida. Então, para desfrutar de tudo e com o conforto que você merece, você precisa saber o que levar para os Lençóis Maranhenses.

Mala de viagem: saiba o que levar para os Lençóis Maranhenses

Tanto em Barreirinhas, como em Vassouras, Mandacarú, Caburé ou Santo Amaro, você vai usar basicamente sempre as mesmas coisas: roupa de banho, short, camiseta, chapéu ou boné, protetor solar e havaianas. Não tem como pensar em levar para lá roupas mais arrumadas. O destino é de uma beleza exuberante, mas é simples, bem simples. Simples no sentido de que você vai ver, viver e sentir basicamente 3 coisas: Sol, lagoas, e areia… muita areia. Se você vai viajar para os Lençóis Maranhenses, não deixe de ler a lista abaixo. Você pode achar que isso é besteira, mas depois que estiver lá, vai se arrepender de não ter dado prioridade a alguns itens dessa lista. Confira!

Lençóis Maranhenses

Roupas e sapatos:

Sandália haviana – Leve 2 pares. Em Barreirinhas, Caburé e Santo Amaro você só anda de havaianas. É tudo areia, areia e areia. De havianas você faz os passeios de jeep, anda nas voadeiras, coloca na mochila para subir e descer as dunas, passeia pelos centrinhos e, se quiser, vai até jantar com elas. Sim, lá é tudo muito simples. E porque duas? Porque se uma rasgar você tem a outra.

Sandália tipo papete ou Crocs (esportiva) – Eu não tenho e não levei. Mas tem gente que gosta pois elas costumam ser confortáveis, podem molhar e servem para qualquer lugar.

Bonés/chapéu – Siiiim, esse item é importantíssimo. O Sol lá é de rachar e, apesar do vento, ele queima e muito.

Óculos de Sol – O reflexo do Sol na areia branca chega a doer o olho. O óculos também te protegem da poeira e do vento nos passeios de jeep e voadeiras. Então não se esqueça, esse item é indispensável na sua mala de viagem para os Lençóis Maranhenses.

Biquini / calçao de banho – Leve uns dois, enquanto um seca durante o dia você usa o outro. A pior coisa para mim é sair de manhã já com o biquini ainda molhado. E acredite, lá você estará sempre molhada por causa das deliciosas lagoas. Leve pelo menos dois!

Short para entrar na água – Durante algumas caminhadas pode ser que você tenha que atravessar um rio. Os shorts tipo tactel são ótimos pois secam super rápido e você não precisa ficar tirando e colocando de volta.

Camisetas UV e/ou Dry-Fit – As camisas com proteção UV secam super rápido e ainda te protegem do Sol escaldante. Alguns passeios duram o dia todo e você fica exposto ao sol a pino. Não bobeie, a queimadura solar de hoje pode ser um câncer de pele no futuro.

Para a noite – De noite você vai usar camisetas, shorts ou bermudas, vestidinho leves, calça cargo e, no máximo, um casaquinho super leve caso o tempo mude ou chova.

Capa de chuva – a gente torce para não chover, mas eu confesso que peguei uma chuva bem forte na volta de um passeio para uma das lagoas. Já era escuro e o Jeep era aberto, com chuva e vento juntos. e eu senti muuuuito frio.

Toalha – existem uma toalhas pequenas que secam super rápido. Elas são muito leves e perfeitas para se levar na mochila. Costumam ser vendidas na Decatlon.

Canga – se você não quiser levar toalha, leve duas cangas. As cangas são leves, secam rápido e você pode se enrolar nelas entre uma lagoa e outra. E a canga ainda te protege do vento e até do sol.

roupas

Equipamentos e acessórios:

O que levar para os Lençóis Maranhenses de equipamentos, mochilas e acessórios? Veja abaixo os itens indispensáveis!

Garrafa de Água portátil: Leve sempre uma garrafa de água em sua mochila para os passeios. Mantenha-se hidratado durante os passeios. Veja se a sua pousada se tem filtro e encha a sua garrafa na ida e na volta dos passeios, evitando comprar garrafas pet a cada dia de passeio.

Mochila: Leve uma mochila que você consiga carregar água, um lanchinho, protetor solar, muda de roupa, toalha e outras necessidades durante os passeios.

Saco plástico: Leve um saco plástico para os passeios para colocar as roupas molhadas. Pode ser aqueles sacos plásticos tipo Ziplock mesmo.

Máquina fotográfica – Se você tiver uma máquina que seja à prova d‘água será maravilhoso, pois você poderá entrar nas lagoas com ela e tirar fotos lindas. Mas caso não tenha, leve o seu ceular mesmo. O visual é maravilhoso, a cor das lagoas espetaculares e o pôr do Sol é deslumbrante.

Farmacinha básica:

Em Barreirinhas você encontra facilmente farmácias, mas em Atins, Caburé e em Santo Amaro é mais complicado. Eu prefiro sempre levar sempre os meus remédios de casa comigo, mesmo sendo um peso a mais. É preferível carregar de casa do que passar mal na viagem ou perder o seu tempo procurando farmácias em vez de fazer um passeio.

acessorios

Protetor Solar – Item importantíssimo e que você não pode esquecer de levar na sua mala. Leve um portetor solar para o rosto e outro para o corpo. Não ecomomize com o protetor solar, deixe ele sempre na mochila durante os passeios.

Repelente – Leve repelente para o corpo. Em algumas épocas do ano têm bastante mosquitos nos Lençóis Maranhenses.

Pomada para mordida de insetos – É bom levar uma pousada para picada de insetos, principalmente se você é alérgico ou se tem crianças. Consulte o seu médico para saber qual é a pomada ideal. Nos Estados Unidos existem algumas do tipo after-bite que são ótimas.

Inseticida – Leve um inseticida em spray e também aqueles de tomada. Na pousada de Santo Amaro, onde eu fiquei uma noite, o quarto estava tomado por mosquitos. Acho que eu gastei lá quase que uma lata inteira de spray. Foi um terror até conseguir matar todos os mosquitos.

Desembaraçador de cabelo e Leave-in – O meu cabelo é fino e o vento e o Sol juntos fizeram dele um nó só. Por sorte eu tinha levado um condicionador grande, mas quase acabou de tanto que eu tive que usar. O ideal é levar na mochila um produto que você possa passar no cabelo durante os passeios. O vento durante os transfers para os passeios embola o cabelo todo, nem um rabo de cavalo impede os nós.

Hidratante – Parece coisa só de mulher mas é bom levar um hidratante para dar uma acalmada na pele depois de um dia inteiro de Sol, sal e areia. O sol nos Lençóis Maranhenses queima mesmo, e passar um hidratante a noite é um alívio para a sua pele.

Remédios – Peça para o seu médico fazer uma listinha dos itens importantes para você levar para os Lençóis Maranhenses. Lembre-se que os passeios são distantes e você vai encarar muito sol, calor e até insetos. Para mim os remédios indispensáveis são: para dor de cabeça, dor de barriga e diarréias, antialérgico e algum antibiótico.

Dinheiro e Cartão de Crédito:

Em Barreirinhas é mais tranquilo de se usar o cartão de crédito mas, para evitar problemas, leve dinheiro em espécie o suficiente para toda a sua estadia. Se puder, leve uma sacola à prova d’água, para guardar nela dinheiro e celular.

Passeios e Transfers para os Lençóis Maranhenses:

Resolva a sua viagem para os Lençóis Maranhenses:

Veja também:



Gostou das dicas de o que levar para os Lençóis Maranhenses? Então siga os nossos Instagrans e receba dicas de Viagens Bacanas!

Clique na imagem abaixo e veja + FOTOS nos nossos álbuns do Pinterest:


x

Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × um =