Flutuação na Nascente Azul em Bonito e mais 5 atividades

0
1612

Com estrutura completa de lazer e ecoturismo e respeito total à natureza, a Nascente Azul oferece atrações para pessoas de todas as idades em Bonito. Escolha entre atividades como flutuação, mergulho, trilhas entre outras.

Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

O que fazer na Nascente Azul: Flutuação e outras atividades

No complexo de ecoturismo Nascente Azul, os visitantes podem curtir flutuação em águas cristalinas, mergulho, trilhas para contemplação da mata, balneário e circuito de aventura, além de vários pontos instagramáveis que fazem sucesso nas redes sociais. A Nascente Azul é um lugar para passar o dia inteiro. Muitas atividades são inclusas no ingresso da flutuação, como trilhas curtas que levam a paisagens instagramáveis, atrações aquáticas e espaços para relaxar. Mas se você quiser mais adrenalina no seu passeio, pode adicionar (por um valor à parte) as atrações de aventura, como a tirolesa e o pêndulo humano, ou então o mergulho no Museu Subaquático de Bonito, atração pioneira no Brasil. Vamos ver abaixo algumas das atividades na Nascente Azul!

1 – Flutuação na Nascente Azul

Estar imerso em um cenário único criado pela natureza, em meio a águas cristalinas, muitos peixes e plantas que formam um verdadeiro jardim subaquático. Assim é a flutuação na Nascente Azul, em Bonito. Mais do que apenas uma atividade de lazer, essa experiência proporciona uma profunda conexão com a natureza e momentos inesquecíveis.

Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

A flutuação, considerada a de maior beleza em Bonito, acontece no Rio Nascente Azul, cujas águas são incrivelmente cristalinas e refletem lindos e intensos tons de azul graças a um fenômeno raro chamado espalhamento. Somente na Nascente Azul você pode flutuar e mergulhar em meio a esse efeito único da natureza em Bonito.

Após uma breve apresentação da atividade por um guia de turismo credenciado, o passeio começa em uma trilha acessível, sendo segura para crianças, pessoas da melhor idade e pessoas com deficiência. Ao longo de 300 metros, é possível contemplar uma cachoeira de tufas calcárias e, se você tiver sorte, animais silvestres locais, como macacos, antas, cervos e muitas aves.

Depois, é hora de trajar os devidos equipamentos de segurança fornecidos pela Nascente Azul, como roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara de mergulho, snorkel e calçados adequados. Cada grupo é formado por no máximo 10 pessoas, com acompanhamento permanente do guia, que ajuda na ambientação dos participantes no rio, faz o ajuste dos equipamentos e apresenta um leve treinamento.

E, então, chega o tão aguardado momento de entrar na água e aproveitar esse cenário natural de puro encantamento. A primeira etapa da flutuação é a contemplação da própria nascente – aliás, esta é a única flutuação de Bonito na qual você tem a oportunidade de flutuar e mergulhar em uma nascente. Quem quiser pode realizar a apneia, mergulhando até 7 metros de profundidade para ver de pertinho onde a água nasce.

Na sequência, começa a tranquila e divertida descida pelo Rio Nascente Azul. Com o colete salva-vidas, é fácil flutuar e apenas se deixar levar. Debaixo d’água, um verdadeiro espetáculo natural se apresenta diante dos presentes. O grupo é sempre acompanhado por peixes de diversas espécies, que não têm receio algum de nadar bem perto das pessoas. Uma variedade de plantas subaquáticas, de diferentes cores, tipos e tamanhos, cobrem o leito do rio e estão a um toque de distância. A água é tão cristalina que o fenômeno da fotossíntese chega a ser visível, com o oxigênio na forma de bolhas sendo liberado pelas folhas submersas.

O entorno do Rio Nascente Azul também é de uma beleza cênica, coberto por uma vegetação abundante e intocada. Por ser um rio largo, suas correntezas são quase imperceptíveis, o que o torna muito propício para quem nunca realizou esse tipo de atividade e não tem muita intimidade com a água. A flutuação na Nascente Azul é tão segura que até quem não sabe nadar pode participar, assim como crianças de no mínimo quatro anos. Além disso, é um passeio com acessibilidade, com acesso e adaptações de percurso para pessoas com deficiência.

Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

Confira abaixo outras atividades que a Nascente Azul oferece!

2 – Balneário Nascente Azul

O Balneário Nascente Azul é o lugar perfeito para toda a família relaxar e se divertir. A entrada pode ser adquirida de forma separada ou, então, na compra da flutuação ou do mergulho, o passe livre para o balneário está incluso para o restante do dia.

Balneário Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

No centro está o Aqualokko, um circuito multiaventura com pontes suspensas sobre o lago, abastecido com águas correntes vindas diretamente da nascente. Há também as tirolesas aquáticas (adulta e infantil), onde você pode deslizar sobre o lago e cair nas águas cristalinas, em meio aos peixes. Ali também está a praia de água doce, com faixa de areia, quiosques com mesas, espreguiçadeiras e serviço de garçom.

Aqualokko na Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

Já a piscina ecológica tem cachoeira também com águas correntes vindas da nascente e é composta por diferentes níveis de profundidade, incluindo uma parte bem rasinha.

Piscina ecológica na Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

Outros pontos de destaque são a capela ecumênica, dedicada à Mãe Natureza, e uma cascata que proporciona uma massagem natural revigorante através da força das águas.

3 – Tirolesa na Nascente Azul

A descida pela tirolesa da Nascente Azul parte do alto de uma torre com 20 metros de altura e uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena. Então, o visitante desliza por um percurso de 450 metros de extensão em uma velocidade de até 60 km/h, tendo a sensação de voar sobre as cachoeiras e as árvores.

Tirolesa da Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

A tirolesa pode ser feita em dupla. Tudo é feito sob a supervisão de monitores treinados e capacitados e dentro de todas as normas de segurança.

4 – Pêndulo humano na Nascente Azul

Outra atividade de aventura da Nascente Azul é o pêndulo humano, que te leva a desafiar os limites da gravidade.

Pêndulo humano na Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

O participante é conectado através de equipamentos de segurança e elevado a uma altura de até 12 metros. Ao sinalizar a altura satisfatória, o monitor responsável aciona o mecanismo que proporciona um emocionante balanço nas alturas e uma grande descarga de adrenalina.

5 – Trilhas na Nascente Azul

Quem prefere um passeio mais tranquilo pode optar pelas trilhas da Nascente Azul, sendo que algumas possuem acessibilidade para cadeirantes e pessoas da terceira idade.

Trilha acessível na Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

Nos trajetos, os visitantes ficam encantados com a diversidade da flora e da fauna locais, além de cenários naturais maravilhosos, como a cachoeira de tufas calcárias e o Lago Pantanal, e pontos instagramáveis, como o Mirante da Arara e o Mirante da Luneta.

Cachoeira na Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

6 – Mergulho no Museu Subaquático de Bonito

Único do mundo em um ambiente de água doce, o Museu Subaquático de Bonito está instalado no lago da Nascente Azul, com cerca de 4 mil m², 4 metros de profundidade e águas correntes vindas direto da nascente. Na primeira exposição, chamada de CICLOS, as estátuas submersas tratam de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental – questões que sempre fizeram parte do DNA da Nascente Azul.

Mergulho no Museu Subaquatico na Nascente Azul - Bonito - foto divulgação

Leia mais sobre o museu subaquático de bonito

Para conhecer as obras do Museu Subaquático, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro. É o único mergulho do Brasil certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT, que trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura. Por ser realizado em um ambiente controlado, o mergulho na Nascente Azul não requer nenhum tipo de curso ou certificado prévio e é indicado inclusive para iniciantes. Os grupos são acompanhados por um instrutor credenciado, e crianças a partir de oito anos já podem mergulhar. O lago onde acontece a atividade abriga também uma rica biodiversidade aquática, com peixes de diferentes espécies, como o piraputanga, o pacu, o lambari, o dourado, o piau e tantos outros.

Endereço e mapa de localização da Nascente Azul em Bonito:

Endereço: Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – BonitoMato Grosso do Sul

Para aquisição dos passeios clique AQUI

Siga o nosso Instagram e acompanhe as nossas dicas de Viagens Bacanas!

Siga no Instagram
Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − 10 =