Fortim um destino de Praias semi-desertas e Hotéis de charme

0
1144

Com praias vazias e rios que desaguam no mar, Fortim é o lugar ideal para quem deseja desacelerar e relaxar. Mas também é perfeito para quem ama fazer Kite. Descubra Fortim e apaixone-se por esse destino!

Fortim - Ceará - foto Viagens Bacanas

Liberdade, conforto e muito Kite em Fortim

Com praias desertas e rios de água salgada, Fortim é perfeito para quem busca tranquilidade. O vento gostoso faz do local um dos melhores points para quem quer aprender Kitesurf e também para os mais experientes. Mas o destino tem muito mais do que isso… descubra Fortim e apaixone-se por esse pequeno paraíso no litoral do estado do Ceará.

Onde fica Fortim

Mapa de Fortaleza a Fortim

Fortim fica a 130 km de Fortaleza, na costa leste do estado do Ceará, mais conhecida como Rota das Falésias. É lá que está o rio Jaguaribe, o maior afluente do estado, que deságua na praia do Canto da Barra, criando o lindo fenômeno do encontro do rio com o mar.

O Que Fazer em Fortim

Fortim tem praia, tem rio, tem esportes e tem boa infraestrutura para fazer e aproveitar isso tudo.

Praia em Fortim - Viagens Bacanas

O cartão postal de Fortim são as suas lindas praias, com largas faixas de areia, grutas e formações rochosas. Na maré baixa, algumas praias formam deliciosas piscinas naturais. Para conhecer todas essas maravilhas da natureza, você pode fazer um passeio de barco, de buggy, de quadriciclo ou até mesmo a cavalo.

Para os amantes de Kitesurf, Fortim e seus ventos constantes é o local perfeito para quem quer aprender o esporte, mas também para os já aficcionados que viajam em busca dos melhores ventos. Os adeptos desse esporte do mundo inteiro estão cada vez mais vindo e descobrindo esse destino de águas mornas, rasas e com ventos generosos.

Kitesurf em Fortim - Viagens Bacanas

Veja aqui tudo o que você pode fazer em Fortim

Onde ficar em Fortim:

Fortim é um destino praticamente inexplorado ainda. Não existem muitas opções de hotéis e pousadas, mas eu posso garantir que algumas que já estão por lá são simplesmente maravilhosas. Pelo menos três delas combinam conforto, charme e bem-estar. E isso tudo sem perder a rusticidade do pé na areia das praias do nordeste.

Jaguaribe Lodge - Fortim - Viagens Bacanas

Localizados à beira-mar, os hotéis Vila Selvagem (Pontal de Maceió), Jaguaribe Lode e o recém-inaugurado Jaguaríndia Village (ambos na Praia de Canoé) oferecem acomodações espaçosas e muita privacidade. São hotéis que te fazem se sentir em casa e com todo o conforto que você merece.

Veja aqui todas as dicas de onde ficar em Fortim

Gastronomia e Restaurantes em Fortim

Restaurantes em Fortim - Viagens Bacanas

A culinária franco-brasileira é bastante presente na região. O JAG Restaurante, do hotel Jaguarindia Village, e o Restaurante Vila Selvagem contam com a consultoria do chef Emmanuel Ruz – estrela Michelin, oferecendo gastronomia de alto padrão. Já o bar de frente para a praia do Jaguaribe Lodge é perfeito para um drink ao pôr do sol. Além desses, a pequena vila de Fortim também oferece alguns restaurantes e bares bem gostosos.

Melhor época em Fortim & Quando ir para Fortim

Fortim é abençoado por uma gostosa brisa durante o ano todo. A temperatura varia entre os 26 a 32 graus Celsius, permitindo que se curta a praia e a piscina em qualquer época do ano.

Jaguaribe Lodge - Fortim - Viagens Bacanas
Piscina do Jaguaribe Lodge em Fortim

Para os adeptos do kitesurf, a melhor época vai de julho a janeiro, quando os ventos são mais fortes e perfeitos para os kitesurfistas mais experientes.

Já de janeiro até junho os ventos ficam mais calmos e as chuvas podem cair. No entanto, as chuvas nessa época costumam ser rápidas e passageiras, permitindo aproveitar sempre alguma parte do dia ou até o dia inteiro.

Obs: eu fui no período de Carnaval e tinha vento. Consegui fazer umas aulas de Kite perfeitas, pois os ventos não eram muito fortes (para quem está começando é o ideal) mas o suficiente para eu conseguir pegar o jeito no esporte.

Quantos dias ficar em Fortim?

Jaguaribe Lodge - Fortim - Viagens Bacanas

Fortim é uma delícia de lugar e, caso você se hospede num bom hotel, os dias irão passar muito rapidamente. Então, se puder, reserve pelo menos uns quatro dias inteiros em Fortim. Tire um dia para curtir só o hotel, outro dia para ficar na praia e dar boas caminhadas na areia, outro dia para explorar de Buggy as praias da região, e mais um dia para fazer um belo passeio de barco rio acima. E isso tudo com tempo ainda para fazer umas ótimas aulas de Kitesurf todos os dias no Jaguaribe Kite Center.

O que levar para Fortim

Ana Morize - Fortim - Viagens Bacanas

Fortim é um destino de praia, com bons hotéis pé na areia. Por mais “chique” que o hotel possa ser, ainda assim terá um lado rústico que te permitirá usar todos os dias roupas leves e confortáveis. Nada de salto alto. Em Fortim você vai usar basicamente biquini, canga e chinelo o dia inteiro. Mas se você quiser saber exatamente tudo o que você precisa levar para Fortim, então confira no link abaixo e saiba o que levar na sua mala para Fortim.

Veja aqui o que levar para Fortim

Como chegar em Fortim:

O jeito mais fácil de se chegar a Fortim é voando para o aeroporto de Fortaleza, capital do Ceará. O Aeroporto Internacional Pinto Martins fica a 10 km do centro da cidade de Fortaleza e a 125 km de Fortim. Esse aeroporto recebe voos diários de diversas companhias aéreas, nacionais e internacionais.

Chegando em Fortaleza você tem duas opções: ou pegar um transfer com motorista ou alugar um carro e dirigir até Fortim.

Estrada para Fortim - Viagens Bacanas

Indo de carro para Fortim a partir do Aeroporto de Fortaleza:

Para quem gosta de dirigir, a estrada que vai de Fortaleza a Fortim é bem conservada e praticamente toda em linha reta. A distância de Fortaleza para Fortim é de uns 130 km (aproximadamente 2 horas de carro).

Saindo de Fortaleza basta seguir pela estrada CE-040 em direção a Aracati. Uns 15 km antes da cidade de Aracati deve-se pegar a bifurcação para Fortim.

Indo de carro para Fortim a partir de Natal

Quem sai de Natal deve pegar a BR-406 até a cidade de Mossoró (RN) e depois a BR-304 até Aracati. Depois pegar a CE-040 direção Fortaleza. Cerca de 15 km depois de Aracati, pegar a bifurcação para Fortim.

Alugue um carro para passear pelas lindas praias da região:

cshow

Indo de Transfer para Fortim

Se você não pretende explorar a região de carro, reserve um transfer. Assim você não ficará preocupado em errar o caminho e nem com possíveis pedágios pelo caminho. O motorista do transfer costuma ser experiente e te deixará na porta do seu hotel. E, se por acaso depois você decidir visitar outras praias e vilas da região, o próprio hotel poderá arranjar um buggy ou um carro para te levar.

Voando até Canoa Quebrada:

Outra opção é ir de avião até Canoa Quebrada (no município de Aracati), que fica a 20km de Fortim. Apesar de Canoa Quebrada estar a menos de meia hora de viagem de Fortim, os voos para lá não são muitos frequentes. Então pesquise antes se é melhor para você chegar de avião em Fortaleza ou em Aracati.

passagens promo

Mapa de localização de Fortim

Dicas e Informações práticas sobre Fortim

Fortim ainda é um vilarejo bem rústico e (por enquanto) nada badalado. Então não espere muvuca, vida noturna e boates. Fortim é um destino para quem gosta de mar, andar com o pé na areia, sentir o vento na cara e… fazer kite.

Fortim combina com:

>> Fortaleza – Fortaleza, a capital do Ceará, é um bom local por onde você pode começar a sua viagem. Fique uns dois dias em Fortaleza e depois rume para o litoral leste. No caminho você poderá parar em vários lugares bacanas por um ou mais dias. Alguns deles são:

>> Aquiraz – é onde fica o famoso Beach Park. Perfeito para alguns dias de diversão se você está viajando com crianças. Opções de hotéis em Aquiraz: hotéis do complexo do Beach Park ou o Carmel Charme Resort.

>> Canoa Quebrada está bem pertinho de Fortim, a uns 30 minutos de carro. Veja aqui opções de hotéis em Canoa Quebrada.

Gostou dessa viagem? Então cadastre o seu Email para receber mais dicas de Viagens Bacanas!

Newsletter VB Email

Quer mais dicas de Viagens Bacanas? Então entre nos nossos grupos de Whatspp e Telegram.

Siga o nosso Instagram e acompanhe as nossas dicas de Viagens Bacanas.

Siga no Instagram
Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − dez =