Guia da Chapada dos Veadeiros: o que fazer, onde ficar, como chegar e muito mais!

0
145

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem belas cachoeiras e muitas trilhas Descubra aqui quais são as cidades e os passeios mais procurados na Chapada dos Veadeiros.

Chapada dos Veadeiros - foto divulgação
Chapada dos Veadeiros – foto divulgação

Guia da Chapada dos Veadeiros: tudo o que você precisa saber antes de ir para esse destino!

A Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2001. São mais de 240 mil hectares de pura beleza natural e muita história. Além de toda a riqueza em biodiversidade, também traz o histórico dos garimpos e suas rotas, hoje exploradas por aqueles que amam a natureza e trilhas.

Resolva a sua viagem:

O Misticismo da Chapada dos Veadeiros

Além da natureza encantadora, a Chapada dos Veadeiros tem um misticismo que inspira pessoas ligadas ao autoconhecimento, artes, espiritualidade e até ufologia. Além de estar localizada no Paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu, a Chapada dos Veadeiros está em cima de uma grande e energética placa de cristal de quartzo. É muita energia pra um lugar só!

Onde fica a Chapada dos Veadeiros?

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está no coração do cerrado brasileiro, no nordeste do Estado de Goiás. Localizada a 250 km de Brasília, suas principais cidades de apoio são Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante. Essas cidades são consideradas como as “cidades base” da região, ou seja, as cidades com melhor infraestrutura e com agências que organizam passeios para quem não estiver de carro.

Guia da Chapada dos Veadeiros - Goiás
Guia da Chapada dos Veadeiros – Goiás

Quais as Melhores Pousadas da Chapada dos Veadeiros?

Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros? Isso vai depender de em qual cidade base você estiver hospedado. Abaixo damos dicas das melhores pousadas da Chapada dos Veadeiros para você se hospedar em cada vila ou cidade.

Pousadas em Alto Paraíso de Goiás: Alto Paraíso de Goiás tem ruas asfaltadas, várias opções de acomodações, restaurantes, supermercados e lojinhas de cristais.

Pousadas em Vila de São Jorge:
Menor e simpática, a Vila de São Jorge ainda com ruas de terra e clima interiorano. Encanta por suas casinhas coloridas, artesanato e forrós e shows ao vivo à noite.

Pousada Casa das Flores
Pousada Caminho Das Cachoeiras
Flats Suite na Vila de São Jorge

Pousadas em Cavalcante:
Em geral incluída apenas nos roteiros como caminho para a bela Cachoeira de Santa Bárbara, Cavalcante tem boas opções de hotéis, hostels e campings, além de restaurantes, lancheiras e mercados. Cavalcante é uma cidadezinha autêntica e cercada por espetaculares cachoeiras.

Pousada Vale das Araras
Pousada Veredas
Pousada Manacás

O que fazer na Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros é o lugar ideal para os amantes de trilhas e cachoeiras. Os percursos passam por paisagens incríveis em meio à natureza, sendo possível parar para banhos nas águas cristalinas das inúmeras cachoeiras. As formações rochosas milenares fazem com que cada uma delas seja diferente e única.

O Vale da Lua, por exemplo, é uma das áreas mais famosas, graças às suas rochas, esculpidas pelo rio, que se parecem com crateras lunares. Também é indispensável conhecer o místico Jardim de Maytrea, especialmente no pôr do sol e o Poço Encantado.

Entre muitas cachoeiras, não deixe de conhecer a Cachoeira Anjos e Arcanjos, a Cachoeira Santa Bárbara, pelas águas azuis cristalinas, a Rei do Prata, pela incrível água verde-esmeralda, as do Rio Macaquinhos, pelas hidromassagens naturais, a Almecegas I, pela grandiosidade, a Almecegas II, pelo banho delicioso, e a do Rio dos Couros, pelo visual diferenciado.

Quantos dias ficar na Chapada dos Veadeiros?

Uma semana é o tempo ideal para conhecer os principais pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros com calma Mas mesmo passando uma semana inteirinha lá, sempre ficarão outras coisas a serem vistas e conhecidas.

Quando ir para a Chapada dos Veadeiros?

Qual a melhor época para conhecer a Chapada dos Veadeiros? Apesar de poder ser visitada durante todo o ano, cada época tem suas peculiaridades e belezas. Mas, de uma forma geral, a melhor época para conhecer quase todas as atrações da Chapada é no período de seca, entre abril e setembro, quando chove menos, o campo está florido e as cachoeiras mantêm um bom volume de água. A partir de outubro já começa o período de chuvas que aumenta o perigo de formação de trombas d’água e o acesso às cascatas pode ser restringido.

Banner Passagem Aérea

Como chegar na Chapada dos Veadeiros?

A forma mais fácil é viajar para o Aeroporto Internacional de Brasília, que é o aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros. Chegando lá, o ideal é alugar um carro e seguir viagem até Alto Paraíso de Goiás (242 km), São Jorge (257 km) ou Cavalcante (355 km), as três cidades da Chapada mais buscadas pelos viajantes. Também é possível chegar de ônibus até essas cidades.

O Que Levar para a Chapada dos Veadeiros?

Se você está planejando uma viagem para a Chapada dos Veadeiros, é importante estar preparado para aproveitar ao máximo essa incrível aventura na natureza. Alguns itens indispensáveis que você deve levar incluem roupas confortáveis e leves, tênis resistentes para trilhas, protetor solar de alta qualidade, chapéu ou boné, repelente de insetos, uma garrafa de água reutilizável, mochila para carregar seus pertences durante as caminhadas, lanterna, câmera fotográfica para capturar as paisagens deslumbrantes, um mapa da região e, claro, sua disposição para explorar as belezas naturais, cachoeiras e trilhas deslumbrantes que a Chapada dos Veadeiros tem a oferecer. Esteja pronto para uma experiência única e inesquecível em meio à exuberante biodiversidade desse paraíso natural.

Pacotes para a Chapada dos Veadeiros:

Confira os melhores pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros!


Gostou das dicas do Guia da Chapada dos Veadeiros? Então siga os nossos Instagrans e receba dicas de Viagens Bacanas!


Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dez + 17 =