Descubra a Amazônia com o Cristalino Lodge

0
2256

O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. A alta biodiversidade da região atrai turistas do mundo inteiro em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.

Cristalino Lodge - Viagens Bacanas
Deck flutuante do Cristalino Lodge – Foto Luis Gomes

Experimente a Amazônia com o Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. Hospedar-se no Cristalino Lodge é garantia de se ter uma autêntica experiência no coração do Brasil.

Turistas aprendendo sobre a natureza no Cristalino Lodge – Foto Samuel Melim

Quem deve se hospedar no Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge é ideal para pessoas que gostam da natureza e que queiram fazer parte da conservação local, sendo uma ótima pedida para casais, lua-de-mel, famílias e grupos de amigos.

O Que Fazer no Cristalino Lodge – Lazer & Atividades no Cristalino Lodge

No Cristalino Lodge você vai se sentir parte da Amazônia. Localizado no meio de uma Reserva particular do Patrimônio Nacional (RPPN) com mais de 11 mil hectares, o Cristalino Lodge oferece experiências únicas ao ar livre como excursões na floresta tropical e no rio; trilhas pela floresta, caminhadas, observação das quase 600 espécies de aves, canoagem e visitas a projetos de conservação e educação locais. Outro destaque do empreendimento são as suas duas torres de observação com 50 metros de altura que oferecem uma vista inesquecível acima da copa das árvores. Após as atividades, é possível relaxar no deck flutuante sobre o rio Cristalino ou cochilar em uma rede.

Cristalino Lodge - Viagens Bacanas
Passeio de barco pelo Rio Cristalino – Foto Gustavo Steffen

Algumas atividades oferecidas pelo hotel:

Observação de aves no Cristalino Lodge – Birdwatching no Cristalino Lodge

Dentre as 1600 espécies de pássaros brasileiros, cerca de 600 habitam esse pedaço de selva. São mais de 595 espécies diferentes de aves já catalogadas, muitas delas raras para a ciência.

Animais e aves no Cristalino Lodge

Canoagem: por ser uma atividade silenciosa, muitas vezes pode-se observar aves e macacos nas margens dos rios com mais facilidade. Recomenda-se sempre descer o rio, indo à favor da corrente e passando por diferentes cenários. Essa é ótima opção para combinar com trilhas, realizando a trilha pela manhã e regressando ao hotel em canoas. Durante a época verde, de dezembro a junho, existem duas atividades de canoagem adicionais: Rio Encantado e Igapó. O primeiro é um frondoso e estreito rio de águas verdes que percorre uma magnífica Floresta de Terra Firme. Já o último é uma canoagem dentro de uma Floresta de Igapó, na qual pode-se remar por mais de uma hora observando as árvores alagadas ao seu redor.

Torres: na Amazônia existe uma enorme quantidade de espécies de árvores que se mesclam em alturas que variam de 25 a 45 metros, com emergentes crescendo ainda mais alto. Assim, observar a vida selvagem que habita o dossel ou parte superior da floresta é uma tarefa difícil para quem caminha pelo chão. Por esta razão, o Cristalino Lodge possui duas torres de observação com 50 metros cada, construídas de aço galvanizado e posicionadas em diferentes pontos da reserva. Ambas as torres são acessíveis por trilhas num ecossistema de Floresta de Terra Firme, com árvores bem estruturadas e muitas espécies emergentes.

Torre de Observação do Cristalino Lodge - Foto crédito Samuel Melim
Torre de Observação do Cristalino Lodge – Foto crédito Samuel Melim

Trilhas da Floresta: as trilhas da reserva apresentam nível fácil à moderado e podem ser feitas por pessoas de todas as idades. As trilhas não são longas, tendo geralmente entre 2km e 4km. A proposta é se divertir, aproveitar a natureza e descobrir a floresta conforme os guias mostram as aves, plantas, macacos e curiosidades da mata. Algumas opções de Trilhas da Floresta oferecidas pelo hotel: Trilha da Taboca, Trilha da Figueira, Trilha do Cajá, Trilha do Cacau, Trilha da Castanheira, Trilha das Rochas, Trilha do Francisco, Trilha da Correição e Trilha do Limão.

Trilhas da Serra: na região do Cristalino, as serras possuem uma altitude relativamente alta se considerarmos a geografia da Amazônia, variando entre 250 e 450 metros acima do nível do mar. Uma pequena variação no terreno já é suficiente para mudar completamente a vegetação e as espécies que ali vivem. Algumas opções de Trilhas da Serra oferecidas pelo hotel: Trilha da Serra, Trilha da Serra do Cacau e Trilha da Serra Nova.

Trilhas Especiais: Trilha do Dr. Haffer, Trilha do Manakin e Ilha do Ariosto.

Como são as Acomodações do Cristalino Lodge

Crédito foto Cristalino Lodge
Crédito foto Cristalino Lodge

O Cristalino possui 18 acomodações divididas em 5 categorias com lençóis Trousseau 300 fios e amenidades Granado. Todos os quartos são abastecidos com energia solar, garantindo conforto e bem-estar. As acomodações possuem design em materiais naturais e em total harmonia com o local onde estão inseridas. Uma combinação ideal de conforto e sustentabilidade.

Cristalino Lodge - Viagens Bacanas
Bangalos do Cristalino Lodge – Fotos Luis Gomes e Samuel Melim

Como é o Tempo no Cristalino Lodge

O clima é quente durante todo o ano, com muitas noites frescas, principalmente na estação seca, que vai de junho a novembro. De dezembro a maio ocorre a estação verde, quando a floresta se torna ainda mais exuberante, repleta de flores e frutos. O Cristalino Lodge funciona durante todo o ano.

Sustentabilidade e Meio Ambiente no Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge foi vislumbrado como uma reserva particular do Patrimônio Nacional. A proposta é manter a floresta sustentável e ao mesmo tempo realizar atividades de ecoturismo no sul da Amazônia, ao norte do Mato Grosso, numa área reconhecida como uma das mais importantes em termos de biodiversidade do mundo.

Crédito foto Cristalino Lodge
Crédito foto Cristalino Lodge

Consciente de sua responsabilidade com o entorno, o Cristalino Lodge mantém, desde 2009, a Fundação Cristalino, responsável por iniciativas de educação ambiental, desenvolvimento humano, criação de alternativas econômicas, minimização de
impactos ambientais, pesquisa e sustentabilidade na região.

Eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, o Cristalino recebeu o certificado GreenLeaders TripAdvisor na categoria Platinum e é membro da Brazilian Luxury Travel Association.

Cristalino Lodge - Viagens Bacanas
Bar e restaurante do hotel no meio da floresta – Foto Samuel Melim

Onde fica o Cristalino Lodge – Localização do Cristalino Lodge:

O Cristalino fica localizado no sul da Amazônia, em Alta Floresta, no extremo norte do estado do Mato Grosso, a 830 km da capital Cuiabá. O Hotel está num lugar único em beleza natural e diversidade de fauna e flora, numa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com mais de 11 mil hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Tem ao seu redor o Parque Cristalino e as águas serenas do Rio Cristalino correm nas proximidades do hotel.

Como Chegar no Cristalino Lodge

O aeroporto mais próximo fica na cidade de Alta Floresta, no estado do Mato Grosso. Após a chegada em Alta Floresta, é necessário um transfer de uma hora de carro e mais um outro trecho de barco que levará mais 30 minutos. O caminho de chegada até o hotel já é um lindo passeio por si só, deixe a câmera preparada!

A companhia aérea que voa até Alta Floresta é a Azul, que opera via Cuiabá. Compre a sua prassagem para Alta Floresta.

Veja outros artigos sobre o Cristalino Lodge

Gostou do Cristalino Lodge? Então deixe o seu e-mail para receber + dicas de Viagens Bacanas!

Pergunte aqui para o Viagens Bacanas!

Pacote AQUI - Viagens Bacanas

Siga o nosso Instagram e receba dicas de Viagens Bacanas!

Instagram Viagens Bacanas

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest:

Cristalino Lodge - Viagens Bacanas

Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui