6 Hotéis no Brasil para fazer Observação de Aves

0
891

Se você é um apreciador de aves, saiba que no Brasil é possível ver e observar uma variedade imensa de espécies, cada uma com o seu canto, a sua cor, e as suas características únicas. conheça os Hotéis no Brasil para fazer observação de aves.

Observação de Aves

Birdwatching no Brasil – conheça os Hotéis para fazer observação de aves

O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves do mundo. Das cerca de 10 mil espécies existentes, quase 2.000 podem ser encontradas por aqui. Com suas paisagens incríveis, torna-se um solo fértil e divertido para os birdwatchers, ou observadores de aves. A atividade, que sempre fez sucesso entre europeus e americanos, tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

Poder estar hospedado num gostoso hotel e ainda poder fazer o que se ama é sempre muito bom. E vários hotéis no Brasil oferecem aos apreciadores de aves essa oportunidade de se hospedar com todo charme e ainda apreciar diferentes espécies de pássaros. Inseridos na natureza, esses hotéis estão localizados em destinos ideais para a observação de aves. Seja na área do próprio hotel ou nos arredores, hóspedes podem fazer atividades diversas e ainda serem presenteados com a presença de lindos pássaros.

Veja abaixo a nossa seleção de hotéis para você fazer Birdwatching no Brasil.

Observação de Aves no estado de São Paulo:

Paraiso Eco Lodge – Ribeirão Grande – SP

O Paraiso Eco Lodge fica situado em uma área de 17 milhões de m², em Ribeirão Grande, no estado de São Paulo. Nele, tudo foi criteriosamente planejado. Com instalações requintadas, cercadas pela natureza preservada, o local é um convite para se desconectar do dia a dia e aproveitar passeios ao ar livre, trilhas por cachoeiras e cavernas, momentos de puro descanso e observação de pássaros.

Tucano do Bico Verde - Paraiso Eco Lodge - foto de Susana e Wagner Coppede
Tucano do Bico Verde – Paraiso Eco Lodge – foto de Susana e Wagner Coppede

A região abriga um número expressivo de espécies de aves do Brasil, muitas delas endêmicas e até mesmo ameaçadas de extinção. O hotel, com seus 1.600 hectares de mata preservada, o local recebe observadores de pássaros e da natureza de todo o mundo, sendo considerado um dos “hot spots” para esta prática no Brasil.

Observação de Aves no estado do Rio de Janeiro:

Hotel Rosa dos Ventos – Teresópolis, RJ

Hotel Rosa dos Ventos - Teresópolis

veja mais fotos do rosa dos ventos

A Serra do Mar é o cenário para mais de cem espécies de pássaros que sobrevoam as matas que circundam o Hotel Rosa dos Ventos, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os hóspedes podem fazer trilhas dentro do hotel, ou avistar os pássaros durante uma cavalgada, um passeio de bicicleta, um banho de cachoeira ou relaxando na piscina. Atividades não faltam para os viajantes se conectarem com a natureza.

Hotel Rosa dos Ventos - Teresópolis
Avese no Hotel Rosa dos Ventos – Teresópolis

Entre as aves listadas pelo professor Richard Byrne, da University of St. Andrews, na Escócia, e revisadas pelo professor José Hidasi, da Fundação Museu de Ornitologia, estão o beija-flor-de-papo-branco, gavião-carijó, joão-de-barro, martim-pescador-grande, pica-pau-de-testa-pintada, sabiá-laranjeira, sanhaço-rei e tiê-de-topete.

Pousada Paraíso – Pedro do Rio – Petrópolis, RJ

Pousada Paraíso - Viagens Bacanas

veja mais fotos da pousada paraíso

Que tal fazer uma observação de aves no paraíso? Brincadeiras à parte, a Pousada do Paraíso já identificou (até o momento) 230 espécies de aves em sua propriedade. O responsável por este levantamento é o guia de Birdwatching/observação de aves Ricardo Gagliardi. A melhor época para a observação de aves na região é no período de agosto a novembro, ou seja, grande parte da primavera, quando se dá a fase de reprodução das aves.

Pousada Paraíso - Viagens Bacanas


Os destaques são para: Azulão (Cyanocompsa brissinii), Papo-branco ou Choca da Taquara (Biatas nigropectus) e Tapaculo-pintado (Psilorhampus guttatus). Clique aqui para ver a lista das aves da Pousada Paraíso organizadas de maneira taxonômica. A Pousada Paraíso também organiza Workshops de Fotografia e Observação de Aves.

Sandi Hotel – Paraty, RJ

Pousada do Sandi - foto divulgação

faça uma reserva no sandi hotel

A imponente casa localizada no Centro Histórico de Paraty, onde um dia funcionou a Casa da Moeda, fica a poucos quilômetros das belezas da região, incluindo as praias e a Mata Atlântica. Com o objetivo de incentivar os hóspedes a terem vivências mais imersivas, a Agência Néctar Experience, que fica dentro do hotel, oferece roteiros de birdwatching para observadores iniciantes e avançados. O Birdwatching on Foot consiste em uma caminhada leve, partindo do Sandi Hotel. Neste roteiro enxuto, que tem início às 6h da manhã, são percorridos cerca de 3 km, passando por praças, praias e trechos de restinga.

Pousada do Sandi - foto divulgação

Para os veteranos, o Birdwatching on the gold trail abrange as montanhas de Paraty e a região do Caminho do Ouro, que abriga algumas das aves mais bonitas do país. Durante o percurso, há chances de avistar tucanos e gaviões. A região da Costa Verde concentra cerca de 500 espécies de aves, e dezenas delas, como a saíra-de-sete-cores, garça-azul e a coruja-buraqueira, podem ser vistas na própria cidade de Paraty.

Observação de Aves no estado da Bahia:

Hotel Canto das Águas – Lençóis – Chapada Diamantina, BA

A Chapada Diamantina tem recebido cada vez mais turistas interessados na Observação de Aves. A cidade de Lençóis, onde fica o Hotel Canto das Águas, já foi palco para um encontro nacional de clubes de observadores de aves no século passado. A partir dos anos 90, a região se tornou centro de interesse para os estudiosos do assunto (ornitólogos) e observadores de pássaros (birdwatchers).

Rio em frente ao Hotel Canto das Águas
Rio em frente ao Hotel Canto das Águas

reservE O HOTEL CANTO DAS ÁGUAS

Com mais de 250 espécies de aves, o céu da região está sempre enfeitado de cores e de diferentes voos. Algumas espécies encontradas são endêmicas, ou seja, só existem na região. É o caso do beija-flor-gravatinha-vermelha (Augastes lumachella), presente em todo o eixo norte-sul da Chapada e facilmente visto no Morro do Pai Inácio; do papa-formiga-do-Sincorá (Formicivora grantsaui), visto em Mucugê e perto do Pai Inácio, e do beija-flor-marrom (Colibri delphinae), presente em Lençóis. Na Cachoeira do Ferro Doido, em Morro do Chapéu, com forte marca da caatinga, encontra-se a águia-chilena (Buteo melanoleucus).

Observação de Aves no estado do Mato Grosso do Sul:

Hotel Santa Esmeralda – Bonito, MS

Hotel Santa Esmeralda - Bonito

CONHEÇA MAIS O HOTEL SANTA ESMERALDA

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, também é conhecida como um paraíso ecológico, com seus rios e piscinas naturais de águas cristalinas, cavernas e cachoeiras. É lá que fica localizado o charmoso Hotel Santa Esmeralda, idealizado com todo carinho por um casal paulista que se apaixonou pelo local. Dentro do próprio hotel, que fica em uma extensa área verde às margens do Rio Formoso, é possível caminhar e observar diversos animais, como a anta, tamanduá, capivaras e macacos. Na lista de aves estão a gralha-de-peito-amarelo, o joão-pinto, seriema, nutum, emas, araras e periquitos.

Buraco das Araras em Bonito

Em Bonito também fica o Buraco das Araras, uma das maiores dolinas do mundo, com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, localizada no município de Jardim-MS.

Observação de Aves no estado do Mato Grosso:

Pousada do Parque – Chapada dos Guimarães, MT

Torre de observação da Pousada do Parque

VEJA MAIS dicas sobre A POUSADA DO PARQUE

A Chapada dos Guimarães é o cenário para esta incrível pousada de charme, que convida os hóspedes para o relaxamento e a imersão na natureza. Localizada em uma área de reserva de 500 hectares, a Pousada do Parque reúne, trilhas, cachoeiras, mirantes e uma torre de observação. São apenas oito apartamentos e uma estrutura que reúne luxo despojado, conforto e privacidade.

Pousada do Parque - Chapada dos Guimarães
Ave na Pousada do Parque

Por ali, além das mais variadas espécies da fauna e de animais, circulam cerca de 250 espécies de aves do cerrado, que enchem os olhos dos observadores de aves. Entre elas estão a jacupemba, jaó, inhambu-chororó, seriema, pomba-galega, arara-canindé, tucano-de-bico-preto, tuiuiú e ema.

Araras Pantanal Ecolodge – Poconé, MT

Pousada Araras Eco Lodge - foto divulgação

CONFIRA OS PREÇOS DO ARARAS ECO LODGE

O Araras Lodge fica localizado no melhor destino do Brasil para a observação de animais: o Pantanal. Portanto, as possibilidades para os birdwatchers são extensas, assim como a lista de espécies de aves presentes na região. O ecoturismo é o ponto de partida para as diversas experiências que acontecem no hotel ou ao seu redor.

Torre de observação do Araras Eco Lodge

A Torre de Observação do Bugio, com 25 metros de altura, oferece uma vista incrível sobre a planície pantaneira e para as aves que sobrevoam a área. Nas caminhadas, trilhas, passeios a cavalo, safáris por terra ou fluviais, enquanto buscam o maior felino das américas, a onça-pintada, os aventureiros têm a oportunidade de avistar pássaros como o tuiuiú, tachã, aracuã-do-pantanal, socó-boi, garça-real, colhereiro, falcão-de-coleira, arara-azul-grande e martim-pescadores.

Observação de Aves no estado do Amazonas:

Anavilhanas Jungle Lodge – Novo Airão, AM

Anavilhanas Jungle Lodge - Viagens Bacanas

peça aqui O ANAVILHANAS JUNGLE LODGE

Imerso em meio à Floresta Amazônica, uma das regiões mais biodiversas do planeta, o Anavilhanas Jungle Lodge é, sem dúvidas, um refúgio para amantes da natureza. A área preservada de 1 milhão de metros quadrados que o cerca é o cenário para a observação de diversas espécies. O hotel de selva oferece experiências que possibilitam não só o avistamento de pássaros, como também de outros animais, incluindo o boto rosa.

Anavilhanas Jungle Lodge

A Contemplação do Nascer do Sol é uma oportunidade para ver as aves despertando, assim como a Observação Noturna possibilita a observação de aves de comportamento noturno. Durante as trilhas e passeios de canoa pelos rios, os hóspedes também têm a chance de encontrar o socozinho, coró-coró, gavião-pato, gavião carrapateiro, quero-quero, corujinha-do-mato, papagaio-diadema e muitos outros pássaros.

Quer saber mais sobre no Birdwatching no Brasil? Então confira o site Birdwatching Brasil, um canal de apoio à observação de aves no Brasil.

Gostou das dicas de Hotéis para fazer Observação de Aves? Então deixe o seu e-mail para receber + dicas de Viagens Bacanas!

Newsletter VB Email 1

Siga o nosso Instagram e receba dicas de Viagens Bacanas!

Viagens Bacanas Siga no Instagram
Quer ficar sempre por dentro das novidades?
Inscreva-se no blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + 18 =